30 de novembro de 2021

Aliados de Taiwan ajudam país a construir submarinos nucleares

Pelo menos sete nações, incluindo a Grã-Bretanha, estão a ajudar num programa secreto de construção de submarinos em Taiwan, no meio de tensões crescentes com a China.

Taipé está a usar tecnologia, componentes e técnicos de várias empresas estrangeiras para os ajudar a construir uma frota submarina com potencial para se poder defender de um grande número de ataques chineses. Obviamente, o valor real aqui é a dissuasão.

Taiwan não tem conseguido comprar submarinos de outros países pela razão da preocupação de que essa venda viria a enfurecer Pequim.

A Grã-Bretanha aprovou várias licenças de exportação nos últimos três anos para empresas britânicas fornecerem componentes, tecnologia ou software de submarinos a Taiwan, de acordo com informações do Departamento de Comércio Internacional (DIT) obtidas por meio de um pedido de liberdade de informação.

Fonte 

Três homens resgatados de veleiro, um deles já cadáver, no Funchal

Trata-se de dois homens, de 66 e 30 anos, pai e filho, e um amigo deles, de 73 anos, que foi já encontrado morto. O resgate decorreu em "condições adversas" devido à forte agitação do mar.

Três tripulantes de um veleiro de bandeira francesa, um deles morto, foram resgatados por um navio de cruzeiro no domingo a 500 milhas a sudoeste da Madeira e desembarcaram esta terça-feira no Funchal, indicou o comandante da Zona Marítima da região.

“Trata-se de dois homens, de 66 e 30 anos, pai e filho, e um amigo deles, de 73 anos, este já cadáver”, disse à agência Lusa Guerreiro Cardoso.

O comandante da Zona Marítima da Madeira explicou que o regaste aconteceu na madrugada de domingo e foi feito pelo navio de cruzeiro “Mein Schiff 1”, que se dirigia para o Funchal, depois de o veleiro ter emitido um pedido de socorro.

A operação foi orientada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) em articulação com uma estação de socorro em França, que recebeu o pedido da tripulação do veleiro.

Fonte com vídeo

 

29 de novembro de 2021

Navio da Marinha dos EUA resgata marinheiros iranianos à deriva

Um navio da Marinha dos EUA resgatou, em 27 de novembro, dois marinheiros iranianos de um barco de pesca depois de ter ficado à deriva por oito dias no Golfo de Omã.

O navio USNS Charles Drew (T-AKE 10) respondeu à solicitação das Forças Marítimas Combinadas, uma coligação marítima internacional sediada no Bahrein, após ser recebido um pedido de socorro dos marinheiros perdidos às 10 horas locais.

O Charles Drew chegou ao local seis horas depois e forneceu comida, água e cuidados médicos.

Hoje, o Charles Drew transferiu em segurança os marinheiros para um navio da guarda costeira de Omã, perto de Muscat, Omã. Os marinheiros estavam de boa saúde no momento da transferência.

“Agradecemos ao governo de Omã pela sua assistência e apoio ao nos ajudar a devolver os marinheiros para casa”, disse o porta-voz Cooper.

As Forças Marítimas Combinadas são compostas por 34 nações e são a maior parceria naval do mundo. Os seus navios e pessoal navais operam no Mar Vermelho, Golfo de Aden, Mar da Arábia Setentrional, Golfo de Omã, Oceano Índico e Golfo Pérsico promovendo segurança e estabilidade.

Fonte