10 de novembro de 2021

Porto de Felixstowe investe forte em descarbonização

Coincidindo com a COP26 em Glasgow, a Hutchison Ports Port of Felixstowe anunciou um forte investimento em novos equipamentos para ajudar a descarbonizar as suas operações. O maior porto de contentores do Reino Unido encomendou 48 tratores de terminal movidos a bateria e 17 guindastes elétricos de pneus de borracha manobrados por controlo remoto e de emissão zero (ReARTGs).

As novas unidades de tratores com tração nos dois rodados, a serem fornecidas pela Shanghai Zhenhua Heavy Industries Co Ltd (ZPMC), serão os primeiros tratores elétricos no maior porto de contentores do Reino Unido. A ZPMC está a trabalhar com o seu parceiro Shacman no desenvolvimento das unidades de trator movidas a bateria.

Os ReARTGs, que serão equipados com a mais recente tecnologia de semi-automação, serão fornecidos pela Konecranes Finlândia.

Comentando sobre o investimento, Chris Lewis, CEO do Porto de Felixstowe, disse:

"Este pedido representa a última parte de nosso plano para reduzir o impacto ambiental de nossas operações. No total, a substituição de 48 unidades de trator a diesel e 17 RTGs convencionais por novos equipamentos elétricos economizará 6.662 toneladas de CO2 e 59,38 toneladas de emissões de NOx a cada ano.”

Clemence Cheng, diretora administrativa da Hutchison Ports Europe e presidente conjunta do Comité de Sustentabilidade do Hutchison Ports Group, comentou:

“As alterações climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo e a Hutchison Ports está empenhada em cumprir a sua parte, minimizando o impacto das operações portuárias no ambiente. Promover uma cultura de inovação tecnológica e adoção de combustíveis alternativos é uma vertente fundamental da nossa estratégia. Este investimento leva-nos mais perto do nosso objetivo."

Para apoiar o uso do novo equipamento, o porto atualizará a sua rede de distribuição de energia elétrica de alta tensão (HV) e instalará uma nova infraestrutura elétrica para apoiar os ReARTGs e dez estações de carregamento para os tratores terminais movidos a bateria.

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