22 de novembro de 2021

França com plano B se negociações de pesca com o R.U. falharem

A França rejeitou as alegações de que se está a preparar para recuar na disputa com o Reino Unido sobre licenças de pesca, apesar de alguns capitães franceses alegarem que o governo francês está 'baixando as calças' para a Grã-Bretanha.

Isto aconteceu depois do Ministro Marítimo da França, Annick Girardin, ter dito que qualquer pescador francês que não recebesse uma licença do Reino Unido receberia até 60 milhões de euros (£ 50 milhões) para cobrir as suas perdas.

Furiosos, os pescadores franceses acusaram o seu governo de se preparar para render nas negociações sobre o acesso às águas britânicas.

Contudo, o ministro dos Assuntos Europeus francês, Clement Beaune, refutou, hoje, qualquer sugestão de rendição na disputa, dizendo: “Não há abandono, nem recuo. Continuamos com negociações e também com a pressão. Estamos a solicitar o mesmo número de licenças.”

Estes comentários foram feitos depois que representantes de pesca franceses reagiram furiosamente a uma proposta de receber milhões de euros para compensar o desmantelamento de barcos que não possam mais navegar nas águas de Jersey.

Jersey insiste para que os pescadores franceses provem que já pescavam nas águas de Jersey antes da Grã-Bretanha ter deixado a União Europeia em janeiro passado, uma exigência administrativa que alguns estão a procurar demonstrar.

Além dos pedidos pendentes, Jersey concedeu apenas licenças temporárias enquanto as negociações com a França continuam, mas Paris insiste que elas se devem tornar permanentes, em linha com um acordo comercial pós-Brexit com a UE.

“No total, envolve 150 a 200 licenças. Essa continua sendo a nossa exigência” – disse Beaune. “Mantemos todas as opções em cima da mesa se o diálogo não der frutos”, acrescentou ele.

A França ameaçou proibir os barcos britânicos de descarregar as suas capturas em portos franceses e submeter todas as importações britânicas a inspeções, aumentando a perspectiva de uma guerra comercial entre os vizinhos.

A disputa gira em torno de licenças para pescar em águas territoriais de seis a 12 milhas náuticas da costa da Grã-Bretanha, bem como no mar ao largo de Jersey. O Reino Unido e a França estão em desacordo depois que a Grã-Bretanha deixou a União Europeia.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário