A Comissão Europeia aprovou a proposta da COSCO Shipping
Holdings para a fusão com a Orient Overseas (International) Ltd. (OOIL), a
empresa-mãe da Ocean Overseas Container Line (OOCL), com sede em Hong Kong.
A COSCO e
Shanghai International Port (Group) Co., Ltd. (SIPG) fizeram uma oferta
conjunta pela OOIL a 9 de Julho. Nos termos do acordo proposto, que está
avaliado em US $ 6,3 mil milhões, a COSCO e a SIPG pagarão US $ 10,07 por
acção, em dinheiro, pelo total dos títulos OOIL em circulação. A COSCO será
proprietária de 90,1% da OOIL, enquanto a SIPG manterá a participação restante
de 9,9%.
O acordo obteve aprovação da Comissão Estatal de Supervisão
e Administração de Activos da China no início de Setembro.
Os accionistas da COSCO aprovaram a aquisição em Outubro, e
COSCO e OOIL também revelaram em Outubro que os reguladores do governo dos EUA
não identificaram violações antitrust no acordo proposto.
A Comissão Europeia disse que examinou o impacto que a
transacção proposta teria nos mercados, onde tanto a OOIL quanto a COSCO estão
activos, principalmente o mercado de serviços de transporte marítimo de
transporte marítimo de longo curso.
Se as quotas de mercado das alianças ou consórcios
pertencentes a OOIL e COSCO forem consideradas, a transacção afectará as
seguintes rotas comerciais (em ambos os sentidos):
• Norte da Europa
- América do Norte;
• Norte da Europa
- Extremo Oriente;
• O Mediterrâneo
- Médio Oriente; e
• Mediterrâneo -
Extremo Oriente.
Embora a comissão tenha constatado que a quota de mercado
combinada da COSCO e da OOIL e dos seus parceiros consorciados será muito
significativa na rota de comércio Norte da Europa e América do Norte, concluiu
que, de uma forma geral, a transacção proposta não suscitará preocupações com a
concorrência.
Sem comentários:
Enviar um comentário