Como parte de
sua determinação em fazer ressurgir a sua indústria naval debilitada, a Coreia
do Sul revelou um ambicioso plano de investimento que prevê a construção de
cerca de 200 navios nos próximos três anos, que poderá incluir até 140 graneleiros
e 60 porta-contentores, 20 deles ULCVs.
Segundo o
plano, divulgado hoje pelo Ministério dos Oceanos e Pescas, o país pretende
criar um sistema simbiótico que renove a frota do país com navios eficientes e
ecologicamente correctos, impulsionando, em simultâneo, os construtores navais
locais com encomendas, além de garantir o passagem de cargas pelos portos
locais, oferecendo serviços competitivos.
O plano de
reabilitação surge na ressaca da falência da Hanjin Shipping, que fez baixar as
vendas da indústria de transporte da Coreia do Sul em mais de 940 mil milhões
de dólares americanos, reduzindo para metade a tonelagem de porta-contentores
nas rotas oceânicas.
Uma das
principais características do plano é fornecer financiamento, especialmente, a
pequenas companhias de navegação que, até agora, tiveram acesso limitado ao
financiamento para investimento em navios. Para esse fim, vai ser criada a
Korea Maritime Promotion Corporation, uma agência de promoção destinada a
apoiar pequenas e médias empresas marítimas e navais do país, fornecendo garantias
monetárias ou de investimento para os investimentos em novas construções de navios.
O ministro
dos Oceanos, Kim Young-choon, declarou: "Preparamos um conjunto de medidas
abrangentes para apoiar as indústrias de transporte marítimo e de construção
naval, que enfrentam uma recessão prolongada, intensa concorrência e
regulamentações ambientais".
Actualmente,
a maior operadora marítima da Coreia do Sul é a Hyundai Merchant Marine Co., com
uma capacidade de 433.000 TEU - a 14ª maior do mundo. O ministério espera que
os pedidos dos navios aumentem a capacidade da empresa para 1 milhão de TEU até
2020.
Quanto à indústria de
construção naval, há muito considerada de importância fundamental na economia
do país, tem vindo a lutar contra o aumento de perdas devido à desaceleração global
da indústria. Juntamente com os planos de compra de navios, o ministério propõe-se
consolidar muitos estaleiros de média dimensão por meio de parcerias e fusões,
para que aumentem a sua vantagem competitiva, além de procurar encontrar um
novo proprietário para a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co – que sofreu
prejuízos consideráveis nos anos de 2015 a 2017, que levaram a um resgate de US
$ 2,6 mil milhões em Abril de 2017.Fonte
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