Páginas

15 de janeiro de 2019

Apesar de tudo, os portos dos EUA quebraram recordes em 2018


As importações de contentores dos EUA tiveram um ano recorde em 2018, embora persista a pressão da guerra comercial com a China, de acordo com a BIMCO, a maior agência marítima do mundo.
As importações de contentores na Costa Leste dos EUA (USEC) e na Costa Oeste (USWC) cresceram 3,7% e 8%, respectivamente, nos primeiros 11 meses de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017.
Foram registados recordes de entrada de carga contentorizada, por ambas as costas em Outubro, tendo a WC processado 1,09 milhões de TEUs e a EC 0,91 milhões de TEUs.
A USEC, em particular, sofreu volatilidade significativa no início de 2018, com as importações em carga a aumentar em 11,7% em Janeiro, por comparação com o período homólogo de 2017, embora tenha caído depois para cerca de 4%, marca que permaneceu estável na maioria do ano.
Este rápido crescimento no primeiro trimestre foi, de acordo com a BIMCO, uma característica anual do calendário da costa ocidental dos EUA provocado pela paragem anual das festividades do Ano Novo Chinês.
Tal como ambas as costas assistiram a booms de importação, os vários portos também verificaram a nível individual números recorde de movimentação de TEUs no mês de Outubro, em especial na costa leste.
Os portos de Nova York-Nova Jersey (339.602 TEU), Savana (205.836 TEU), Virgínia (125.404) e Charleston (98.947 TEU) registaram o seu pico de volume em Outubro.
Em comunicado, Peter Sand, analista-chefe da BIMCO, atribuiu o incremento de operação em Outubro às “melhorarias na infraestrutura e das conexões portuárias” e “antecipa o aumento esperado de tarifas sobre bens chineses a partir do 1º de Janeiro de 2019”.
A BIMCO também antevê que o recorde atingido no final de 2018 é improvável ser mantido em 2019 devido à incerteza sobre as negociações comerciais entre os EUA e a China. Se as negociações falharem, novas tarifas poderão ser introduzidas já em Março, o que trará um maior sentimento de incerteza e esmorecimento comercial.

Sem comentários:

Enviar um comentário