A transportadora marítima dinamarquesa recebeu na
terça-feira o maior navio porta-contentores do mundo, o ‘MADRID MAERSK’ , de
20.568 TEUs, ultrapassando o recorde anterior estabelecido pelo navio da Mitsui
O.S.K. Lines ‘MOL TRIUMPH’ (20.179 TEUs), entregue a 27 de Março.
Um porta-voz da Maersk disse à American Shipper que a
empresa espera que o Madrid Maersk entre ao serviço no final de Abril.
Este navio é o primeiro de 11 unidades da classe EEE Mark II (Triple E, 2ª geração) para
entrega por parte da Daewoo Shipbuilding Marine Engineering (DSME), encomendados
a um custo total de 1,8 mil milhões USD em 2015. A última entrega está prevista
para meados de 2018.
Os navios de segunda geração Triple-E vêm com modificações
que aumentam a sua capacidade nominal de slots
em 12% em relação aos originais 20 Triple-E que foram entregues pelo mesmo
estaleiro, entre 2013 e 2015. No entanto, ambos os modelos têm as mesmas
dimensões (400 por 60 metros) e podem transportar 24 filas (bays) de
contentores em comprimento e 23 filas em largura, sobre o convés.
No entanto, nesta nova geração de navios, a ponte foi movida
duas baías para vante, a sala de máquinas movida para a baía de popa e foram
instalados motores de menores dimensões. O casco é mais alto para acomodar uma
camada extra de contentores nos porões e as pontes de peação foram aumentadas,
permitindo alturas adicionais de contentores no convés.
No entanto, tal como com o do MOL Triumph, o presente recorde
do Madrid Maersk será efémero, já que o OOCL Hong Kong de 21.200 TEUs estará
pronto para entrega pela construtora Samsung Heavy Industries dento de poucas
semanas.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário