As taxas de frete marítimo para carga transportada sob contratos
nas principais rotas de comércio Leste-Oeste viram uma inversão de tendência no
4T 2016, de acordo com o Benchmarking Club da Drewry, um grupo fechado de 50
revendedores multinacionais e fabricantes que monitorizam de perto as suas
taxas de frete contratadas.
O índice Drewry Benchmarking Club, baseado nos dados médios
das taxas de frete contratadas pela Transpacific e Ásia-Europa fornecidas,
confidencialmente, pelos carregadores, aumentou 3% no último trimestre, depois
de terem vindo a cair por mais de 6 trimestres consecutivos.
O ano de 2017 será o primeiro ano de aumento das taxas de
contrato desde 2010 e isso pode surgir como um choque para alguns gestores de
logística que se acostumaram aos custos deflacionados do transporte
internacional ao longo dos últimos anos", disse a Drewry.
A Drewry chama a atenção para o paradoxo de as taxas aumentarem
apesar do excesso de tonelagem continuar a ser severa em 2017. Mas factores
como os preços mais elevados de combustível, o nível anteriormente
insustentável das taxas e a falência Hanjin estão agora a pressionar,
fortemente, os preços dos fretes.
Alguns dos clientes de BCO da Drewry estão preocupados
com o facto de que a rápida consolidação da indústria do transporte marítimo –
que passou das "20 principais operadoras globais" para um grupo menor
de "14 principais transportadoras" – aumentará, substancialmente, o
poder de negociação das transportadoras.Artigo original
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