A necessidade de ligações entre o enclave de Oé-Cusse e a
parte leste da ilha de Timor, levou a RAEOA (Região Administrativa Especial de
Oé-Cusse Ambeno) a criar condições de transportes de pessoas e bens, tendo
adquirido um avião (Twinter) com capacidade para 19 pessoas e mandado construir
um ferry em Portugal.
Este ferry deriva da compra em hasta pública, pelo Governo
de Timor Leste, dos equipamentos adquiridos pela Empordef (gestora dos
Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e do projecto do antigo ferry
encomendado pela Atlanticoline dos Açores em conjunto com o Atlântida, objecto
de grande controvérsia.
Trata-se de um daily
ferry que servirá os portos a norte da ilha de Timor, podendo rumar a
portos estrangeiros (ex. Bali, Kupang, Darwin e ilhas indonésias vizinhas)
porque sairá com certificação internacional, cumprindo com toda a legislação
internacional.
Irá ligar Pante Makassar (capital do enclave de Oé-Cusse) a
Díli (90 milhas náuticas) a capital de Timor Leste e outros portos do
território nacional. A gestão e o pagamento do navio foi entregue á ZEESM (Zona
Económica Especial Social de Mercado) da RAEOA e espera-se que os Estaleiros Navais
do Mondego – Atlanticeagle Shipbuilding Lda – entreguem o navio em Maio de
2017, após o qual seguirá viagem para Timor Leste.
A RAEOA é, de momento e por excelência, o pólo do
desenvolvimento de Timor Leste, sendo este navio o garante do transporte via
marítima de pessoas, bens e autos ligeiros na deslocação entre as várias
regiões, dando garantias de segurança e conforto equiparáveis aos padrões
europeus e a possibilidade de os familiares se deslocarem, nas suas visitas,
sem terem de pagar verdadeiras fortunas em vistos e passagem de viaturas e bens
pelo território indonésio.
Com uma instalação propulsora diesel-eléctrica composta por
3 grupos geradores de 2.100 KVA que alimentam 2 motores eléctricos de 1.900KW
cada que por sua vez accionam 2 propulsores azimutais com hélices de passo fixo
com 2,4 m de diâmetro, pode atingir uma velocidade de 15 nós. O navio será
também equipado, para maior manobrabilidade, com dois impulsores de proa de 405
KW cada, bem como, para maior conforto no mar, de estabilizadores de alheta
retráctil além de tanques de balanço.
O navio, com o nome de Haksolok, será operado por uma
tripulação de 21 elementos e terá capacidade para 377 passageiros e 25
viaturas.
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