Uma sociedade de investimento da área de energia afirmou
pretender encomendar até 20 navios de transporte de gás natural liquefeito (GNL),
provavelmente a estaleiros sul-coreanos. Os contratos estão avaliados em quase 4
mil milhões de USD, segundo a agência Reuters.
A CBI Energy & Chemical, é controlada por investidores
australianos e canadianos e tem escritórios em Hong Kong, também divulgou estar
à procura de equipamento flutuante de produção de GNL e instalações de
importação como parte de um ambicioso plano para a África e Ásia.
Estas ordens seriam um grande lenitivo para a indústria de
construção naval da Coreia do Sul, atingida, que foi, por um terrível colapso de
novas encomendas, devido ao arrefecimento do crescimento do comércio global e
depois da queda dos preços das matérias-primas nos últimos anos.
A CBI Energy & Chemical, neste contexto, ganharia
vantagem, com custos de construção naval baixos e crédito fácil e barato, o que
tornaria mais fácil convencer futuros candidatos à troca para fontes mais
limpas de energia. Este consórcio tem planos para África e Ásia, que incluem a extracção
de gás natural, oleodutos, logística de transporte marítimos, instalações de
GNL, transporte ferroviário, geração de energia, fábricas de produtos químicos,
além de uma rede de distribuição de GNL, incluindo postos de revenda de
combustíveis.
Esta poderá ser uma “tábua de salvação” para os
gigantes Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, Samsung Heavy
Industries e Hyundai Heavy Industries Co Ltd – já que a STX Offshore &
Shipbuilding se encontra em processo de desmembramento por falência – a braços
com uma sobrecapacidade massiva e em colapso de encomendas. Com a indústria
naval em queda, este contrato seria um estímulo muito importante. O primeiro
navio seria entregue em 2019, sendo que os restantes seriam entregues a uma média
de um navio cada três meses.Ler notícia
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