A companhia P&I The Standard Club emitiu um alerta aos
armadores no sentido de usarem de cuidados especiais durante o transporte de
baterias de iões-lítio, na sequência de relatos generalizados de auto-ignição
de muitos equipamentos Samsung Galaxy Note 7.
Num comunicado aos seus membros, o P&I afirma que os
perigos decorrentes do transporte destas baterias é potencialmente amplo e
inclui danos à carga e casco por incêndio, lesões corporais a tripulação,
desvio de rota, custos de armazenamento e eliminação, risco de poluição e risco
de salvamento ou mesmo remoção de destroços.
As baterias de iões-lítio estão classificadas na Classe 9
(sob os números ONU 3480 e 3481) no Código IMDG devido aos riscos associados ao
seu conteúdo químico e eléctrico. O Código IMDG adverte expressamente que
"as baterias de lítio podem causar incêndio devido a uma ruptura explosiva
do seu corpo, causada pela construção ou por reacção a contaminantes".
O clube recomenda que os membros insistam com os
carregadores no fornecimento de evidência de autorização escrita das
autoridades locais (de exportação, importação e trânsito) em conformidade com
as disposições da Convenção de Basileia, antes de aceitar transportar as
baterias.Ler notícia
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